domingo, fevereiro 19, 2012

Sobre as possibildades

Viver de possibilidades foi o tema de uma conversa com um amigo. Papo tenso. Sabe quando duas pessoas tem opiniões totalmente distintas e querem a todo custo convencer a outra do seu pensamento? Foi assim!
Sou abordado com a pergunta: " Você já pensou em morrer?", titubeei antes de responder mas soltei um sonoro  NÃO. Questionei o porquê da pergunta.
Surpreendi-me com a resposta: "É, bateu uma tristeza, uma saudade, ter que voltar."
E, "por que pensou em morrer?", perguntei.
"Não pensei em  morrer, mas é que bateu a solidão", foi a resposta que recebi.
Ficamos horas conversando sobre o modo de vida que esse amigo optou viver. Que por um instante, em algum momento da minha vida, também pensei viver.
Senti uma certa dúvida da parte dele. Mas não interferi. Deixei-me seduzir. E, ficamos algumas horas tentando convencermo-nos de que estávamos certos sobre nossos pensamentos. Um embate de pensamentos dissonantes, permita-me a sonoridade da frase.
Não o convenci das minhas 'verdades' porque ele fugiu. Prefere a dúvida, talvez. Uma possibilidade.
Depois do papo, vi-me  a devanear. E cheguei as seguintes conclusões:
A vida é uma certeza. A morte é uma certeza.

Morrer amanhã é uma possibilidade que prefiro não pensar.
Sexo é  certeza. O amor é certeza.
Fazer sexo com amor é possibilidade.
E entre as certezas e as possibilidades? Tenho a certeza do instante que existe.

Nenhum comentário: