sexta-feira, outubro 17, 2008

Mawaca - mistura étinica e som único


Há uns três anos conheci o grupo Mawaca através de um amigo. Um som diferente do habitual, uma mistura bem interessante. Não sabia que o grupo era brasileiro.
Formado por sete mulheres e sete instrumentistas paulistanos, trazem a música étnica de diversos povos.
Cantam em dez línguas diferentes.
Sobre a origem do nome o site do grupo informa: " O som (mauaka) retoma significados semelhantes em diferentes línguas. O termo mawaca para a etnia hausa(norte da Nigéria), designa os músicos que recorrem ao poder mágico da palavra cantada para atrair a força dos espíritos. O mesmo termo, na língua japonesa, pode ser interpretado como canto sagrado,canto em harmaonia, a porta para a criação da arte de fazer poemas (waca era um tipo de poema da Era Meiji, cantado em coro), para os índios do Mehinaco do Xingu, waká são os mensageiros entre as aldeias. Umawak'a é um lugar sagrado das águas andinas. Amahuaca é o nome de uma comunidade indígena que vive nas margens do Orinoco e praticava a antropofagia. Nós nos demos o nome Mawaca desejando que todos esses sentimentos inspirem nossa música."
Mawaca, sem sombras de dúvidas é um som antropofágico, no sentido de absorver a musicalidade de distintas culturas, e trazer uma identidade única. Trazendo das diversas etnias suas peculariedades aproximando da musicalidade nacional.
"O Mawaca não respeita fronteiras. Faz um show de transculturalismo"- afirma o Jornalista Elvis César Bonassa - Folha Ilustrada de São Paulo, após a primeira apresentação oficial do grupo.
Além de ser um gostoso som de se ouvir, Mawaca é um bonde para um verdadeiro passeio antropológico e cultural.

Fica a dica.

Um comentário:

D. disse...

Parece legal!Onde eu acho pra escutar?

:**